Endometriose - Depressão e supressão hormonal

A endometriose é uma doença comum, que acomete 5% a 10% das mulheres entre 30 e 45 anos em idade reprodutiva. Caracteriza-se por um crescimento anormal de tecidos semelhantes ao endométrio em volta do útero, ovários e ligamentos. Os sintomas mais associados a essa doença são: dor pélvica, dismenorréia, dispareunia, fluxos menstruais irregulares e infertilidade. Existem diversos tratamentos para endometriose, entre eles a terapia com fármacos agonistas do GnRH (hormônio estimulante de gonadotrofinas). O uso dessas substâncias, entre as quais se inclui a goserelina, induz a inibição da síntese e liberação de LH e FSH, hormônios do ciclo menstrual, induzindo um estado de hipoestrogenismo. Esse estado de baixos níveis de estrogênio protege a paciente de um novo episódio de endometriose.
O uso desse tratamento para endometriose associa-se a um declínio abrupto dos níveis séricos dos hormônios ovarianos, o que pode provocar o aparecimento de sintomas depressivos e ansiosos. Entre os sintomas encontrados em pacientes em terapia com goserelina, observam-se instabilidade vasomotora, insônia, ressecamento vaginal, fadiga, cefaléia, artralgias e mialgias. Distúrbios psiquiátricos, como a depressão maior, também foram descritos entre mulheres em tratamento com goserelina acompanhadas por 6 meses. Outros estudos também demonstraram essa relação, como o de Warnock e col., que avaliaram 411 mulheres em tratamento com goserelina e observaram que 54% apresentaram depressão como efeito adverso, 60%, labilidade emocional e 61%, libido debilitada. Steingold e col. observaram transtornos depressivos em 12 de 16 mulheres em tratamento com agonista GnRH. Três das 12 mulheres também apresentaram transtornos de ansiedade/irritabilidade. Warnock e col., em outro estudo, observaram sintomas depressivos significativos em 16 de 20 mulheres tratadas com goserelina por 24 semanas.
O objetivo deste artigo é exemplificar com um caso clínico as relações entre o tratamento para endometriose e os transtornos psiquiátricos e o resultado terapêutico que obtivemos com o uso da nortriptilina.
Artigo na íntegra através do link de Textos Completos.