Depressão, Ansiedade e Sintomas da Menopausa.

A menopausa é conhecida como um período de alterações globais do corpo e da mente da mulher. Entre os sintomas psicológicos, o humor é uma das estruturas mais acometidas. Durante esse período, mulheres que tiveram um transtorno depressivo-ansioso ao longo da vida têm uma maior probabilidade de apresentarem outro episódio, enquanto outras podem sentir pela primeira vez insônia, irritabilidade, alterações de humor, ausência de desejo sexual e fadiga. Alguns desses sintomas fazem parte do índice de menopausa de Blatt- Kupperman (B-K), um dos instrumentos mais usados na prática clínica para quantificar os sintomas da menopausa e avaliar a evolução ao longo do tempo.
Além de serem queixas comuns na menopausa, os sintomas emocionais são as queixas mais freqüentes entre as mulheres brasileiras que procuram atendimento ginecológico. Em um levantamento domiciliar brasileiro que contou com 367 mulheres, Pedro e col. observaram que a intensidade dos sintomas psicológicos é positivamente relacionada com a procura por tratamento. Whitehead e col. também observaram que a gravidade da ansiedade, irritabilidade e “depressão” era o principal diferencial entre mulheres que procuram ou não algum tratamento. Esse viés na procura por tratamento pode levar a uma concentração de mulheres acometidas por um transtorno depressivo ou ansioso nos ambulatórios de ginecologia e menopausa.
Após observarmos a alta incidência de transtornos depressivo-ansiosos no ambulatório de menopausa do Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em estudo prévio, procuramos determinar, pela primeira vez em uma amostra ambulatorial brasileira, a provável forte influência dos diagnósticos psiquiátricos sobre os sintomas da menopausa presentes no B-K.
Artigo na íntegra através do link de Textos Completos.