Depressão e Ansiedade na Clínica de Menopausa.

A menopausa é dividida em duas etapas principais. A perimenopausa se caracteriza pela presença de ciclos irregulares ou com características diferentes dos ciclos observados durante a vida reprodutiva, tendo a última menstruação ocorrido há menos de 12 meses, e a pós-menopausa, pela ausência de menstruação por mais de 12 meses. A maioria das mulheres que atinge a menopausa não apresenta sintomas depressivos proeminentes. No entanto, uma prevalência maior do que a esperada de sintomas depressivo-símiles vem sendo observada entre essas mulheres. A transição para a menopausa parece agir como facilitadora e não como causadora dos sintomas do humor.
Poucos estudos brasileiros investigaram as características da população na menopausa em atendimento ambulatorial, e nenhum deles utilizou instrumentos diagnósticos para transtornos mentais, valendo-se apenas de escalas para a quantificação de sintomas comuns da menopausa, como o índice de Kupperman. Entre eles, estão Halbe e col., que, avaliando 1.319 pacientes no climatério, encontraram uma baixa prevalência de queixas emocionais (9,1% de nervosismo). Já em um estudo brasileiro mais recente, 254 mulheres em atendimento ambulatorial para a menopausa evidenciaram como sintomas mais prevalentes a irritabilidade (87,1%), artralgias e mialgias (77,5%) e melancolia (73,2%).
Observamos que os dados referentes à população brasileira são escassos e contraditórios. Pretendemos determinar a prevalência dos transtornos depressivoansiosos entre as mulheres atendidas em um ambulatório de menopausa e correlacionar a ocorrência do diagnóstico com fatores sociodemográficos, história psiquiátrica pessoal ou familiar e dados clínicos ginecológicos.
Artigo na íntegra através do link de Textos Completos.